A Escola da Fazenda abriu suas portas no dia 28 de fevereiro de 1994, com uma turma de apenas seis crianças, de dois a seis anos de idade. Com a intenção original de “não ser apenas mais uma escola igual a tantas outras que existem por aí”, nossos trabalhos primavam pelas artes e pela iniciação esportiva.
O amadurecimento da equipe e a experiência pedagógica e institucional permitiram a transformação daquela espontaneidade inicial em uma sólida fundamentação teórico-metodológica, para a constituição de um projeto pedagógico que visa à formação de pessoas cientes e entusiasmadas com seu próprio processo educativo, capazes de efetuar uma leitura crítica do mundo e dispostas a participar ativamente da construção da história na perspectiva da igualdade entre os seres humanos e do respeito à natureza.
Desde que tudo começou, a Escola da Fazenda cresceu bastante, mas continua operando com turmas pouco densas, o que favorece a qualidade das atividades pedagógicas, o acompanhamento mais individualizado do desenvolvimento de cada estudante, a salutar interação com suas famílias e o indispensável envolvimento com a vida comunitária.
Acompanhando seu crescimento quantitativo, a Escola da Fazenda aprimorou sua qualidade pedagógica e tornou-se um efetivo lugar de estudo, investigação e humanização, na contramão das práticas escolares tradicionais que, visando preparar competidores, preocupam-se mais com resultados estatísticos do que com a constituição de cidadãos.
Para tanto, faz uso de metodologias participativas, oficinas educacionais, saídas de estudos, atividades de pesquisa e diferentes estratégias pedagógicas, com ênfase na educação ambiental, o que valeu à Escola a outorga do Prêmio Câmara Municipal de Educação Ambiental, em 2009, e novamente em 2016.
Sua equipe pedagógica está em contínuo processo de formação através de grupos de estudos, reuniões de planejamento e seminários internos, com constante acompanhamento da coordenação pedagógica, buscando manter a coerência teórica e metodológica e a diversificação didática.
Estando subordinada à legislação e estrutura educacional vigentes, a Escola da Fazenda acata e torna seus os objetivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Sistema Estadual de Ensino de Santa Catarina e da Base Nacional Comum Curricular. Ao mesmo tempo, como uma unidade escolar autônoma e dotada de princípios próprios, conforme lhe garante a própria LDB, assume seu compromisso e investe todos os seus esforços para a materialização de seu lema: “Escola da Fazenda: educando para transformar o mundo.”
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