As ciências avançam buscando responder a questões da realidade, sejam elas postas pela dinâmica da natureza, sejam pelas relações sociais. Desde a Revolução Científica do século XVII as ciências se desenvolvem à medida que ampliam e aprofundam sua explicação sobre a vida e a sociedade. Ao realizar essa tarefa as ciências explicitam que os fenômenos naturais, assim como os sociais, são resultados de processos contraditórios. Cada processo possui estruturas e leis próprias que definem seu desenvolvimento. A geologia, por exemplo, explica o movimento dos continentes pela teoria da Tectônica de Placas, considerando a constante transformação da crosta terrestre devido ao manto incandescente do interior do planeta: entre o núcleo sólido de níquel e ferro, e a crosta, há o manto de rocha derretida, que vez ou outra jorra pelos vulcões transformando a paisagem. Essa compreensão do funcionamento do planeta é bem recente, assim como é a noção da expansão do Universo dada pela Teoria do Big Bang. Ambas se firmaram como valor explicativo a partir da segunda metade do século XX. Assim as ciências evoluem ...
Como vemos, a vida é dinâmica, não há conservação, tudo é processo, contradição e movimento. São as ciências que explicam o mundo que nos dizem isso. E a Pedagogia, como uma ciência, precisa ensinar na perspectiva da transformação. A pedagogia coerente com a lógica científica deve contribuir com a elucidação dos fenômenos e processos. Deve, portanto, organizar sua intervenção educativa de forma a possibilitar ao educando a aquisição do conhecimento que lhe permita agir no mundo de forma consciente. A pedagogia deve organizar sua intervenção ultrapassando a barreira da educação funcional e mercadológica. A mercadoria e o consumismo são características do mundo atual, mas as ilhas de lixo existentes nos oceanos nos dizem que precisamos alterar nossa relação com o ambiente. Precisamos mudar nossas características societárias para configurar um futuro socialmente sadio e ambientalmente equilibrado. Por isso, mais que preparar para o mercado, nossa pedagogia visa preparar para a vida, contribuindo com a formação da individualidade intimamente integrada à evolução da humanidade. Nessa perspectiva, a colaboração, a solidariedade e o ambientalismo são valores que nos fazem humanos. Valores que podem orientar a humanidade a produzir uma História diferente.
Nivaldo Moretto, 2019
Commentaires