Utilizar a biblioteca como unidade pedagógica significa, além de equipá-la e organizar o acervo para atender às demandas pedagógicas, promover atividades que estimulem a criatividade, que despertem e agucem a curiosidade para os conceitos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
O acervo disponível precisa estar atrativo, ser atual e interessante, para que os(as) estudantes consigam encontrar o que procuram com facilidade e, essencialmente, sintam-se estimulados a pesquisar em acervos não virtuais, o que atualmente se tornou um problema para o processo pedagógico. A rapidez e a facilidade para acessar a informação que o meio virtual proporciona estão causando, contraditoriamente, uma preguiça mental nos(as) estudantes e um empobrecimento dos trabalhos e atividades pedagógicas.
Uma biblioteca que é também uma unidade pedagógica precisa ter não apenas livros, mas um acervo visual e audiovisual variado, atrativo, atual e de qualidade. Atualmente, a Biblioteca EFAZ conta com diversos tipos de itens no seu acervo, disponíveis para empréstimos aos(às) estudantes, equipe pedagógica e comunidade em geral: livros (didáticos, de literatura e de pesquisas); conteúdos em multimídia; periódicos (jornais e revistas); obras de referência (como dicionários em diferentes línguas, enciclopédias, gramáticas, atlas etc.); coleções de imagens e textos; mapas (Ciências, História e Geografia); globos terrestres; jogos educativos; réplicas de obras de arte; e muito mais!
A biblioteca escolar também acompanha o calendário escolar, promovendo ações de estímulo à pesquisa e produção coletiva e individual e a integração com o currículo de todas as turmas. Além disso, promove eventos especiais, como Festivais (HQ, Folclore etc.) e atividades de reciclagem e criação artística a partir de componentes do acervo que já não têm mais utilidade.
Comments