Trabalho pedagógico com o 1º ano em 2012

“Nesse terceiro trimestre, a Turma do Primeiro Ano realizou várias atividades, produções, pesquisas e descobertas. Concluímos o ano com a confiança de que fizemos o melhor.

Tivemos várias situações significativas, como as Atividades Integradas com as turmas da Educação Infantil, e do 2º ano, com a participação do Professor Isaac, de Geografia. Envolvendo a temática Energia Sustentável, desenvolvemos o Projeto Alimentação Saudável – Energia dos Alimentos, realizando pesquisas sobre os nutrientes e vitaminas das verduras, hortaliças e frutas; oficinas culinárias, com a participação da Cozinha Pedagógica Céu da Boca e de famílias; culminando com a elaboração do Caderno de Receitas. Com o resultado das pesquisas construímos a Pirâmide Alimentar, que foi exposta na Mostra de Trabalhos.

Na Fazendinha realizamos o plantio de cenouras, semeamos, acompanhamos o crescimento e desenvolvimento destas, medimos, registramos e produzimos textos a partir das práticas realizadas. Para finalizar a atividade colhemos as cenouras, lavamos, ralamos e preparamos um delicioso bolo de cenoura!

Com a Turma da Educação Infantil realizamos o Projeto Canteiro, a partir do Livro “Canteiro” música 3 – pesquisamos sobre as flores, realizamos brincadeiras de roda, bordamos uma flor, produzimos móbile com material reciclável e finalizamos com o plantio de mudas de flores em vasos que levaram para suas casas.

As saídas de estudos mais significativas foram: Projeto Conheça Minha Casa – das estudantes Maria Luisa e Marina, onde aprendemos e vivenciamos a rotina de cada uma e seu espaço; pudemos contemplar as belas paisagens e observar o bairro por diferentes endereços. Foi um momento de brincadeiras radicais na casa da Marina e muita mágica e alegria na casa da Maria Luisa.

Na visita ao Parque Ecológico Córrego Grande, aprendemos sobre alguns animais, plantas e conhecemos a história de algumas árvores, observamos a biodiversidade. Após a saída produzimos um painel registrando o percurso e explorando os pontos de referências e lateralidade.

Em Educação Física, produzimos um boneco personalizado com meias, explorando e identificando as partes do corpo com o auxílio de legendas. Quando exploramos o conteúdo sobre os órgãos dos sentidos, fizemos uma brincadeira utilizando uma caixa com objetos e todos perceberam o quanto é importante a utilização dos sentidos no nosso dia a dia.

Em Matemática, conhecemos as quatro operações (adição, subtração, divisão e multiplicação), realizando atividades em folhas, no livro didático e problematizações envolvendo os materiais concretos em sala, como o material dourado, tampinhas e brinquedos. A sala multimídia foi uma grande ferramenta, trazendo o lúdico com os jogos para exercitar o aprendizado.

Foi um período intenso de aprendizagem, rico em vivências! Nosso principal objetivo foi compreender a importância de uma postura adequada frente ao conhecimento, percebendo que ele se constrói ao longo do tempo e que isso requer exercitar habilidades como atenção, concentração, observação, organização, empenho e interesse.”

 

Professora Leyla Miriam

Dezembro de 2012

 

 

.