Música

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

DISCIPLINA: MÚSICA

PROFESSOR: LUIZ TADEU F. FILHO

 

EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5º ANO

INTRODUÇÃO

“Considerada a mais acessível e envolvente forma de expressão artística, a música também pode atuar como poderoso instrumento educativo e transformador. Por meio dela, adultos e crianças descobrem um universo que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da coordenação motora, do senso rítmico, da percepção auditiva e da sensibilidade estética. A música, quando aprendida e utilizada como linguagem, oferece acesso a uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade, propiciando a integração do sentimento com o pensamento. E, na verdade, a música como linguagem não depende apenas de talento ou dom especial, ela está ao alcance de todos. De fato, quando assumida como linguagem que incorpora os fundamentos que a tornam arte, a música nos permite integrar competências linguísticas, corporais, espaciais, de raciocínio lógico, percepção de si próprio e percepção do outro, além das músicas propriamente ditas.” Maciel – Valores da Música.

JUSTIFICATIVA

Desenvolver o comportamento coletivo, aprendendo a ouvir o outro durante a prática de conjunto e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a motricidade fina por meio da manipulação e investigação dos instrumentos trabalhados. A partir das oficinas de percussão e de investigação musical é possível produzir as bases de ritmo, necessárias para estudar os outros elementos da música, criando condições para pesquisa e discussão sobre os ritmos tradicionais do nosso país e as tendências da música comercial do mundo.

 

OBJETIVOS GERAIS

Musicalização através dos ritmos do Brasil, experimentação musical descobrindo a percussão e a produção de instrumentos fabricados com material reciclado e natural.  Incentivar e valorizar a cultura popular do Brasil, possibilitando descobertas em novos ritmos, composições, novos sons e toadas que compõem a musicalidade brasileira. Desenvolver o corpo sensível, o controle das emoções e fortalecer a sensação de pertencimento, fundamental nessa fase da vida.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Socialização a partir da prática de conjunto.

- Equilíbrio emocional a partir do exercício da harmonia da percussão.

- Valorização da cultura popular.

- Conhecimento sobre os elementos da música.

- Percepção e compreensão do ritmo musical, desenvolvendo também o ritmo corporal.

- Aguçar o interesse dos estudantes em aprofundar o conhecimento em instrumentos não só percussivos, mas também melódicos.

 - Possibilitar a integração com outros conjuntos musicais.

- Aproveitar o talento e os conhecimentos dos estudantes que já tocam algum instrumento.

 

TRABALHO PEDAGÓGICO

- Agrupamento em círculo (a roda musical).

- Aulas explicativas e práticas – conteúdo teórico (sentimento e pensamento).

- Oficina de investigação musical.

- Oficina de tambores.

- Oficina de Capoeira Angola e Maculelê.

- Oficina de samba.

 

TRABALHO INTEGRADO COM A OFICINA DE ARTE

- Oficina de confecção de berimbaus.

- Berimbaulata.

- Confecção de tambores e chocalhos.

- Criação de instrumentos.

 

TRABALHO INTEGRADO COM A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

- Poetas do repente – A poesia e a construção de rimas.

- Dicionário de rimas.

- Trabalho integrado com a matemática.

- O monocórdio de Pitágoras e a música como matemática.

- Trabalho integrado com a disciplina de História.

- A história da música na linha do tempo.

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