Educação Infantil 2 2018

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

EDUCAÇÃO INFANTIL II E INFANTIL MATUTINO

PROFESSORA: LEYLA MIRIAN ALVES AGUIAR

 

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”. (Lev Vygotsky)

 

TEMA: QUINTAL

Acredito que o primeiro passo para trazer de volta os “nossos quintais” é valorizarmos a “cultura da infância”, é resgatarmos no nosso “eu crescido” o infinito encantamento infantil que habita cada um de nós. Acreditamos ainda que a Arte é um caminho lindo e deliciosamente viável para executarmos essa busca ao conhecimento. Sabemos que na Cultura Popular Brasileira existe uma inesgotável fonte de brasilidade que não só colore esse caminho como também ajuda a construir uma autoestima nacional, que é imprescindível nestes tempos de globalização que vivemos. O quintal é o espaço do sonho para a infância acontecer. Porque ali a gente tem liberdade, os elementos da natureza e uma experiência coletiva e, ao mesmo tempo, individual. Cada criança, para crescer, precisaria de um quintal.

 

OBJETIVO GERAL

A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Formar crianças questionadoras, curiosas a respeito do planeta em que vivem, apresentar noções de tempo e do espaço geográfico, reconhecendo as localidades e espaços da escola e de seu bairro. Desenvolver noções de cuidado com o meio ambiente.  Observar e identificar a natureza e suas alterações durante as reflexões e experiências com a terra. Nestas, o objetivo principal, além de desenvolver habilidades essenciais da Educação Infantil, é a observação de pequenos seres vivos e a compreensão da importância da correlação entre todos os seres vivos e os elementos da natureza.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver autonomia positiva, para que os pequenos possam, ao longo do ano, participar de forma mais independente, com confiança ao realizar as atividades propostas, percebendo suas capacidades e suas limitações.

- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.

 

- Desenvolver vínculos afetivos e de troca com adultos e colegas, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

- Observar e explorar o ambiente com atitude e curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.

- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos e desejos, avançando assim o processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade de expressão.

- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitude de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

- Estabelecer rotinas de trabalho, garantindo o desenvolvimento da criança tanto no aspecto físico como emocional.

- Reconhecer a importância de hábitos alimentares e de higiene associados ao prazer e ao crescimento saudável.

- Incentivar a amizade e a solidariedade no processo de construção de relacionamentos saudáveis.

- Promover o reconhecimento do Planeta Terra como nossa casa, adotando assim uma conduta de respeito e gratidão aos recursos disponíveis.

 

PROCEDIMENTO DE ENSINO

Todo conteúdo ministrado à turma ocorrerá com uma conversa inicial, possibilitando aos estudantes efetiva participação, dando a eles oportunidades de contribuir ou falar o que sabem sobre o assunto abordado. Em roda na sala de aula, com registro no quadro, com recortes de imagens que representem o assunto explorado ou que completem o tema tratado em sala, por meios de desenhos, vídeos, saídas de estudos e oficinas. Através de músicas que trazem temas a serem vivenciados pelas crianças, buscamos ampliar o repertório cultural/musical e proporcionar uma experiência artística que contribua, inclusive, com a formação de uma sensibilidade musical. Queremos estimular o desenvolvimento lúdico, embasados nas brincadeiras presentes em nossa cultura popular, oferecendo possibilidades de um brincar livre e construtor. Realizaremos saídas de estudos para a Lagoa do Peri, Caiacanga, Pacuca, além das saídas do PCMC. Uso da multimídia será para ver vídeos musicais e pequenos curtas que contribuam com o tema explorado em sala. Com a participação dos professores Nivaldo e Max, iremos explorar a compostagem e cultivar a horta, plantando hortaliças e especiarias, além de ocupar o espaço da fazendinha como observação de conhecimento dos reinos animal e vegetal.

 

 

CONHECIMENTOS CENTRAIS

 

PORTUGUÊS

- Escuta atenciosa e participação em diálogos.

- Escrita do nome próprio.

- Registros (desenhos, pinturas, composição com recortes) sobre vivências e enredos estruturados.

- Músicas e melodias.

 

MATEMÁTICA

- Noções iniciais sobre quantidade e comparações (maior, menor, grande, pequeno, mais, menos...).

- Noções temporais (passagem da hora, dias da semana, meses e estações do ano).

 

GEOGRAFIA

- Noção de espaço na sala, escola e na sua casa.

- Noções cartográficas.

 

HISTÓRIA

- Fenômenos sociais e culturais (festas e tradições, viagens, eventos do calendário escolar).

- Grupos sociais de que participa (família e escola).

 

CIÊNCIAS

- Alimentação na rotina escolar.

- Higiene sua e dos espaços que ocupa.

- Animais e vegetais.

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