1º ANO MATUTINO

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

1º ANO MATUTINO

PROFESSORA: SIMONE C. P. MACEDO

 

 “O CANTO E ENCANTO DE MANOEL DE BARROS CONHECENDO E BRINCANDO”

OBJETIVO GERAL

 

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

1º ANO MATUTINO

PROFESSORA: SIMONE C. P. MACEDO

 

 “O CANTO E ENCANTO DE MANOEL DE BARROS CONHECENDO E BRINCANDO”

OBJETIVO GERAL

Através da linguagem literária, instigar nas crianças o interesse pela apropriação da leitura e da escrita, apresentando o encanto da poesia de Manoel de Barros, dando assim início ao processo da alfabetização e letramento com encanto e brincadeiras musicalizadas.

 

Oportunizar aos estudantes o acesso ao universo literário de Manoel de Barros, mobilizado pela poesia, música, dança etc., levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagens, ampliando seu vocabulário e, consequentemente, tornando-as futuros leitores e escritores. Adequar na sua obra os conceitos que envolvem meio ambiente (natureza e sociedade), desenvolvendo a consciência ecológica e a sustentabilidade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer a obra do autor.

- Introduzir o trabalho com a linguagem da poesia.

- Aguçar nos estudantes o gosto pela poesia e texto literário.

- Estimular a afetividade e a sensibilidade.

- Trabalhar através de brincadeiras a motricidade, esquema e consciência corporal.

- Introduzir noções e conceitos matemáticos de forma lúdica.

- Desenvolver a oralidade.

- Desenvolver a escuta (atenção).

 

METODOLOGIA

Todo conteúdo ministrado à turma ocorrerá com uma conversa inicial, possibilitando aos estudantes efetiva participação, dando a eles oportunidades de contribuir ou falar o que sabem sobre o assunto abordado. A turma do 1º Ano realizará atividades integradas com a turma do Infantil matutino, explorando poemas, sucatas, dia do brincar e caixa de música. Promover saídas de estudos para a Lagoa do Peri, Caicanga, Pacuca, além das saídas do PCMC. Promover também o uso da multimídia com vídeos ou musicais, que contribuam com todo o conteúdo explorado em sala. Oportunizar a observação do tempo através das mudanças que ocorrem nos arbustos e árvores ao redor da escola. Realizaremos saídas em torno da escola durante o ano letivo e exploraremos o livro Canteiro, que é o livro paradidático da turma. Junto aos professores Nivaldo e Max, iremos explorar a compostagem, cultivar a horta e plantar hortaliças, além de ocupar o espaço da fazendinha com observações de conhecimento dos reinos animal e vegetal.

 

 

 

 

 

Please publish modules in offcanvas position.