Língua Portuguesa

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: GABRIELA OLIVEIRA LOPES

 

 “A linguagem não é apenas uma ‘matéria’ escolar entre outras, mas um dos fatores decisivos ao desenvolvimento integral do indivíduo e, seguramente, do cidadão.” (BECHARA 1985, p.8).

 

A língua está situada no emaranhado das relações humanas, nas quais o estudante está mergulhado. Não há língua separada de um contexto social vivido, portanto, o ensino metodológico da língua deve priorizar sua natureza dialógica e não afastá-la de seus princípios. No momento atual, a tônica no ensino da língua está no texto. Entre as atribuições da escola, ressalta-se a de fazer com que o estudante seja competente na leitura, na escrita e na fala. Tal competência se estabelece quando o indivíduo sabe o que está fazendo e aprende a usar suas habilidades conscientemente.

 

PARA O ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA CONSCIÊNCIA APROFUNDADA SOBRE A EXISTÊNCIA DE:

Uma identidade linguística; uma diversidade linguística; uma possível aproximação social.

 

O ESTUDO DESSA SOCIALIZAÇÃO É FEITO POR MEIO DE QUATRO PROCEDIMENTOS:

Oralidade; leitura; produção textual; reflexão da língua.

 

PROPÓSITOS DA ORALIDADE

Formar falantes versáteis; formar falantes que sustentem verdadeiros diálogos; formar expositores capacitados; formar pessoas que possam adotar uma posição crítica.

 

PROPÓSITOS DA LEITURA

Ler por prazer; ler para se informar; ler para aprender.

 

PROPÓSITOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL

O que e como escrever; leitor da produção; circulação da produção.

 

PROPÓSITOS DA REFLEXÃO DA LÍNGUA

Domínio da linguagem: para falar e escrever melhor e para compreender o texto e como lê-lo; conhecimentos já construídos (pré-requisitos); apresentação de novos conceitos; aplicação.       

 

 5º ANO

 

ORALIDADE

Contar histórias; entrevista; dramatização; apresentação de trabalhos, pesquisas e descobertas da língua; narração de trecho do livro de literatura; leitura em sala de aula (em geral); relato de uma aventura; conto de curiosidades; apresentação de trabalhos, pesquisas e descobertas da língua; narração de trecho do livro de literatura; pesquisas e descobertas da língua; apresentação de notícias; exposição de uma invenção.

 

LEITURA

Crônica; verbete de dicionário; história em quadrinhos; poema; leitura em geral; conto de aventura; narrativa mítica; texto expositivo; notícia; a página do dicionário; propaganda; artigo de opinião; conto de enigma; apólogo.

 

PRODUÇÃO ESCRITA

Trabalho escolar; crônica; tira de história em quadrinhos; notícia; reescrita e avaliação de textos produzidos; relato de uma aventura; relato pessoal; texto de opinião; trabalho escolar; propaganda e recursos visuais; relato de pesquisa; apólogo.

 

REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Fonemas e letras; abreviatura, sigla e símbolo; sinônimos e antônimos; formação de palavras (composição e derivação); a linguagem poética; acentuação de palavras monossílabas, oxítonas e proparoxítonas; tipos de frase; sinais de pontuação; as palavras por que/porque/por quê/porquê; substantivo – gênero, número e grau; adjetivo; artigo e numeral; as palavras tem/têm/vem/vêm; pronome demonstrativo; verbo principal e verbo auxiliar; as palavras sessão/seção/cessão; verbo – conjugações e tempo; modos do verbo; advérbio e locução adverbial; as palavras mal/mau; letras c, ç, s, ss, sc e xc; interjeição e onomatopeia; conjunção; dicionário: plurissignificação; preposição e crase.

 

LIVRO  

- As Aventuras de Tibicuera – Erico Veríssimo – Ed. Saraiva.


6º ANO

ORALIDADE

Debate; apresentação de trabalhos e pesquisas; narração de trecho do livro de literatura; leitura em sala de aula (em geral); leitura de fotografia e linguagem não verbal; discussão e debate sobre os livros lidos; apresentação das leituras paralelas feitas; entrevista; apresentação da literatura popular; debate; dramatização; apresentação de campanha publicitária.

LEITURA

Conto; história em quadrinhos; relato pessoal; literatura popular e cordel; poema; conto em prosa poética; leitura em geral; crônica com diálogo; letra de música; leituras de literatura africana; lendas folclóricas; miniconto; poema narrativo; reportagem; propaganda; anúncio; crônica com diálogo argumentativo.

 

PRODUÇÃO ESCRITA

Relato pessoal; conto; trabalho escolar; reescrita e avaliação de textos produzidos; crônica com diálogo; prosa poética; artigo de opinião; miniconto; ficha de leitura; poema narrativo; reportagem; propaganda.

 

REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Formação da Língua Portuguesa do Brasil; linguagem e língua; variedades linguísticas e linguagem formal e informal; frases verbais e frases nominais; pontuação; determinantes dos substantivos; s e z nas terminações ês, ez, esa, eza; fonema e letra; flexões do adjetivo; locução adjetiva; numeral; artigo; pronome; separação de sílabas; uso das reticências; verbo; advérbio e interjeição; sílaba tônica; acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

 

LIVROS

- O Segredo das Tranças e Outras Histórias Africanas – Rogério Barbosa – Ed. Scipione.

- Bom dia, camaradas – Ondjaki – Cia das Letras.

 

7º ANO

 

ORALIDADE

Debate; declamação de poesia; exposição de leituras cotidianas; apresentação de trabalhos e pesquisa; relato pessoal e biografia; entrevista e reportagem; dramatização.

 

LEITURA

Haicai; poesia visual; mito; perfil de personagem; conto de aventura; leitura em geral; entrevista; reportagem; relato pessoal; campanha publicitária; poema; crônica; letra de música; anúncio publicitário.

 

PRODUÇÃO ESCRITA

Haicai; reescrita de mito; perfil de personagem; conto de aventura; reescrita e avaliação de textos produzidos; entrevista; reportagem; relato de experiência vivida; trabalho e pesquisa escolar; poema; anúncio publicitário; paródia; ficha de leitura.

 

REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Revisão das classes gramaticais; recursos de construção de linguagem figurada; modos verbais e seus efeitos de sentido; marcas coesivas: acentuação nos hiatos e nos ditongos abertos; variedade linguística – regionalismo (ênfase no livro: Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo NetoAtividade integrada com a disciplina de Geografia e a formação do sertanejo) –; locuções verbais; substantivação e funções das formas nominais do verbo; pontuação e efeitos de sentido; acentuação das paroxítonas, do i e do u nos hiatos e nos ditongos abertos; elementos de ligação II: conjunção; morfologia e sintaxe; sujeito e predicado: concordância verbal; emprego de s, z e x; tipos de sujeito; verbos de ligação; predicação do sujeito, tipos de predicado e predicado nominal; predicado verbal; adjunto adnominal e adverbial.

 

LIVRO

- A História de Iqbal – Francesco D’ Adamo – Ed. WMF.

 

8º ANO

 

ORALIDADE

Apresentação de autobiografia; debate; apresentação de pesquisa e trabalho escolar; leitura em geral; apresentação de reportagem; montagem de uma pequena peça de teatro; leitura de revista; apresentação dos livros de literatura.

 

LEITURA

Narrativa mítica; página do diário; descrição do romance de aventura; fotografia e legenda; análise de fotografia; leitura em geral; texto teatral; reportagem; artigo expositivo e artigo de opinião; análise de letras musicais; texto de divulgação científica; poema brasileiro.

 

PRODUÇÃO ESCRITA

Jornada do herói; conto em terceira pessoa; relato autobiográfico; página de diário; reescrita e avaliação de textos produzidos; adaptação de texto para teatro; artigo expositivo; artigo de opinião; trabalho escolar; poema; reescrita de poema brasileiro; esquema e resumos.

 

REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Morfologia e sintaxe; adjunto adverbial; complemento nominal; vozes verbais; grafia de algumas palavras e expressões; acentos diferenciais; pontuação nos períodos simples e compostos; reformas ortográficas – o caráter convencional e mutável da ortografia; locução prepositiva e locução conjuntiva; aposto e vocativo; transitividade verbal; orações coordenadas, intertextualidade; figuras de linguagem; acentuação dos verbos no plural: ter, vir, ver, crer, ler e dar; emprego da vírgula no período composto por subordinação.

 

LIVRO

- O Diário de Anne Frank – Anne Frank – Bestbolso.

- A Revolução dos Bichos – George Orwell – Ed. Globo.

 

9º ANO

 

ORALIDADE

Apresentação de pesquisa e trabalho; debate; narração de trecho do livro de literatura; apresentação das leituras realizadas; exposição de poema visual; partilha da saída de estudos; apresentação de trabalho; leitura dramática.

 

LEITURA

Poema; conto; artigo expositivo; linguagem da internet; blogs; leitura em geral; artigo de opinião; argumentação na entrevista; redes sociais; linguagem multimídia; letra de música; poema visual; artigo de opinião; manifesto.

 

PRODUÇÃO ESCRITA

Poema visual; conto; miniconto; romance; reescrita e avaliação de textos produzidos; artigo expositivo e artigo de opinião; poema usando figuras de linguagem; entrevista; trabalho escrito; reescrita de letra de música; manifesto; poema visual.

 

REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Morfossintaxe; revisão – orações subordinadas substantivas; conjunções coordenativas; empregos de porque, porquê, por que, por quê; figuras de linguagem; orações coordenadas; orações subordinadas adverbiais; orações subordinadas adjetivas; concordância nominal e concordância verbal; emprego de há ou a (artigo, preposição e pronome oblíquo); regência verbal e regência nominal; crase; emprego do apóstrofo; verbos impessoais; intencionalidade.

 

LIVRO

- O Que é Isso, Companheiro? – Fernando Gabeira Companhia das Letras.

 

Please publish modules in offcanvas position.