Geografia

 

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

PROFESSOR: ISAAC MAXIMILIANO PEDRO

 

“A história não se escreve fora do espaço

 e não há sociedade a-espacial.

O espaço, ele mesmo, é social.”

(Milton Santos)

A forma como os seres humanos se percebem pertencentes a um determinado grupo, como se relacionam entre si e com o ambiente que os acolhe é diretamente influenciada pela cultura do grupo ao qual fazem parte. Todas as técnicas, comportamentos e saberes acumulados ao longo da história humana traduzem as estratégias criadas pelo grupo no intuito de superar os desafios que o meio físico impõe.

 

A disciplina de Geografia tem por objetivo estudar essa interface entre os aspectos naturais e humanos, buscando entender o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem.

 

Seguindo os preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica, partimos da historicidade dos seres humanos e como esses sujeitos são produtores desse espaço, seres sociais e culturais, situados além e mediante a perspectiva econômica e política, que imprime seus valores no processo de produção de seus espaços através do TRABALHO (entendido como atividade humana que seu agente antecipa mentalmente à finalidade de ação).

 

5º ANO

Iniciaremos os estudos abordando temas relacionados à Astronomia e seus desdobramentos, buscando a compreensão de nosso espaço e tempo na história do Universo. Analisaremos a posição/localização do Brasil, Santa Catarina e Florianópolis em relação a outros territórios e suas diferenças em relação aos movimentos da Terra.

Discutiremos ainda a constituição geológica da Ilha de Santa Catariana, seu relevo e sua vegetação costeira.

 

OBJETIVO GERAL

Relacionar os fatores e características de ordem física da Ilha de Santa Catarina com a Escala Geológica do Planeta. Para o segundo trimestre, os estudos serão focados nas relações entre campo e cidade e seus desdobramentos. Conceitos como Espaço Rural e

 

Urbano, Função Social da Terra, Reforma Agrária, Concentração Fundiária e Produção de Alimentos. O estudo para o terceiro trimestre buscará a compreensão dos aspectos físicos de Santa Catarina – vegetação, relevo e hidrografia – e como a sociedade catarinense se apropria desses elementos naturais. Com o aprofundamento dos estudos, analisaremos especificamente a apropriação e uso da água em Florianópolis e a produção e encaminhamento dos resíduos sólidos produzidos na Ilha.

 

METODOLOGIA

- Aulas expositivas empregando quadro negro e PowerPoint.

- Documentário: “Construindo o Planeta Terra”. National Geographic, “Nesse chão tudo dá” e “Ilha das Flores”.

- Construção e montagem do Sistema Solar em escala.

- Estudos dirigidos em sala de aula.

- Leitura do livro: A Geologia em Pequenos Passos – François Michel – Companhia Editora Nacional.

 

6º ANO

Serão trabalhados processos e ideias essenciais para o estudo da Geografia, como a relação entre lugares, alteração e transformação de paisagens e a construção do espaço geográfico e seus desdobramentos em espaços da produção, circulação e consumo. Nesse primeiro trimestre, também discorreremos sobre as noções espaciais para a orientação e localização e os produtos cartográficos. No segundo trimestre, abordaremos as características gerais da Terra, sua posição no Universo e os movimentos planetários, dando origem aos dias e noites e às estações do ano. Trabalharemos também com a estrutura da litosfera, a formação e a transformação do relevo e a maneira como a sociedade se apropria dos recursos minerais existentes. No terceiro trimestre, damos continuidade aos estudos da estrutura da litosfera, classificação e descrição das rochas. São estudadas também as formas como a água se apresenta no Planeta e sua importância para os seres vivos, enfocando a utilização e a degradação das fontes e reservas de água provocada pelas atividades humanas. Por fim, estudaremos os elementos e fenômenos atmosféricos, a influência na vida e nas atividades humanas e a diferença entre clima e tempo.

 

METODOLOGIA

- Aulas expositivas empregando quadro negro e PowerPoint.

- Estudos dirigidos em sala de aula.

- Filmes e documentários: “A história do mundo em 2 horas”, History Channel, “2050 – o clima do futuro” e “A Grande Farsa do Aquecimento Global”.

- Saída de estudos: área de transbordo do Itacorubi e Parque Municipal da Lagoa do Peri.

 

- Livro: Espaço e Vivência – 6º Ano – Levon Boligian [et al] – Editora Saraiva/Atual.

- Livro paradidático: O Planetário – Fernando Carraro – Editora FTD.

 

7º ANO

Abriremos o trimestre e o ano abordando os principais aspectos do território brasileiro, sua posição geográfica, extensão, limites e fronteiras. Enfocaremos na historicidade da formação territorial e na atual situação político-administrativa. Abordaremos em seguida os aspectos relacionados com o crescimento, a estrutura e a distribuição populacional no território brasileiro. Para o segundo trimestre, estudaremos o panorama atual do espaço rural brasileiro: questão do trabalho no campo e concentração fundiária no Brasil. Também trataremos do processo de urbanização do país, com destaque nas diferentes formas de organização do solo e propriedade urbana. Com o intuito de favorecer o aprofundamento no Eixo Conceitual Espaço Rural e Espaço Urbano, os estudos abarcarão as Regiões Nordeste e Sudeste, nessa ordem. No Nordeste serão apresentadas as características regionais, enfocando as relações entre diversidade natural, contrastes socioeconômicos e potencialidades. No Sudeste será destacado o processo de industrialização, a intensa apropriação desse espaço e a ampla transformação da paisagem. Para o terceiro trimestre, estudaremos a ocupação e o povoamento da Região Sul e as características econômicas dessa área. A Região Norte será descortinada através dos aspectos naturais que predominam, bem como o seu processo de integração às demais regiões do país. Enfocaremos a questão indígena na distribuição e apropriação da floresta. E, por fim, estudaremos a Região Centro-Oeste salientando seu processo de ocupação e os impactos ambientais sobre o Cerrado e a Amazônia.

 

METODOLOGIA

- Aulas expositivas empregando quadro negro e PowerPoint.

- Estudos dirigidos em sala de aula.

- Filmes e documentários: “Migrantes” e “A Mágica da Amazônia: o rio flutuante e invisível”.

- Livro paradidático: O Quinze – Rachel de Queiroz – Editora José Olympio.

- Livro: Espaço e Vivência – 7º Ano – Levon Boligian [et al] – Editora Saraiva/Atual.

- Atlas geográfico: Atlas Geográfico Saraiva – Vera Caldini e Leda Isola – Editora Saraiva, edição.

 

8º ANO

Iniciaremos o ano abordando os principais fenômenos e processos relacionados à dinâmica natural e à interferência da sociedade humana na construção do espaço geográfico. Também discutiremos sobre o mundo contemporâneo, a diversidade de povos, culturas e as questões territoriais. Trataremos também das principais

 

transformações ocorridas no cenário mundial pós II Grande Guerra. No segundo trimestre, abordaremos como principal tema o estudo das regiões, destacando algumas das principais maneiras de regionalizar o espaço geográfico mundial. Com o intuito de aprofundar nossos estudos em relação à regionalização mundial, abordaremos o continente americano (com enfoque na América Latina) e o continente africano, nessa ordem. Tanto na América Latina quanto na África, serão estudadas as principais características do quadro natural desses continentes. Também trataremos o subdesenvolvimento e sua relação com o processo de ocupação e povoamento, buscando causas históricas da apropriação e domínio desses territórios. Para o terceiro trimestre, desenvolveremos estudos referentes à diversidade do continente asiático. Analisaremos o subdesenvolvimento enfocando sua relação com o colonialismo. Destacaremos a relação e os conflitos territoriais do estado de Israel contra civis palestinos e a apropriação de suas terras por Israel. Discorreremos também sobre o modelo econômico dos Tigres Asiáticos e, ainda, a Índia e a China no cenário geopolítico e econômico internacional.

 

METODOLOGIA

- Aulas expositivas empregando quadro negro e PowerPoint.

- Estudos dirigidos em sala de aula.

- Documentários: “Encontro com Milton Santos – O Mundo Global Visto Do Lado De Cá”, “A História Sionista” e “Budrus”.

- Livro paradidático: A Revolução dos Bichos – George Orwell – Editora Globo.

- Livro paradidático 2: As Veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano. Disponível na Biblioteca da EFAZ.

- Livro: Espaço e Vivência – 8º Ano – Levon Boligian [et al] – Editora Saraiva/Atual.

- Atlas geográfico: Atlas Geográfico Saraiva – Vera Caldini e Leda Isola – Editora Saraiva, edição.

 

9º ANO

Iniciaremos os estudos abordando o desenvolvimento do capitalismo, a evolução tecnológica e a constituição de espaços interligados através da globalização. Focaremos na dinâmica espacial – seus fluxos e fixos. Ao abordar a sociedade interligada, destacaremos os fluxos migratórios e como se refletem na transformação e alteração dos espaços geográficos. O segundo trimestre terá como desafio estabelecer relação entre a constituição da sociedade de consumo com as estratégias político-administrativas do Norte. Para o terceiro trimestre, abordaremos o quadro natural e humano dos países desenvolvidos da Europa. Discutiremos a realidade vivida pela União Europeia e seus desdobramentos em relação à migração e à crescente xenofobia. Serão estudados também os aspectos físicos e humanos dos países desenvolvidos da Bacia do Pacífico.

 

METODOLOGIA

- Aulas expositivas empregando quadro negro e PowerPoint.

- Estudos dirigidos em sala de aula.

- Filmes e documentários: “Tempos Modernos”, trechos do filme “Germinal”, “Criança, a alma do negócio”, “A Onda” e “Mares de Ilhas – Pacífico Sul” BBC.

- Livro paradidático: Por uma outra globalização – Milton Santos – Ed. Record.

- Livro: Espaço e Vivência – 9º Ano – Levon Boligian [et al] – Editora Saraiva/Atual.

- Atlas geográfico: Atlas Geográfico Saraiva – Vera Caldini e Leda Isola – Editora Saraiva, edição.

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