EDUCAÇÃO FÍSICA 6º AO 9º ANO

 

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: LUIZ TADEU FILHO

 

6º AO 9° ANO

 

EIXOS CONCEITUAIS

- Esportes, jogos e ginástica.

- Conhecimentos e percepção sobre o corpo.

- Atividades rítmicas e expressivas.

 

PROCEDIMENTO DE ENSINO

As aulas de Educação Física possuem uma sequência específica, a qual será compreendida em:

- Início: em sala de aula, para conversa acerca das atividades do dia. Momento de esclarecimento de dúvidas quanto aos objetivos, procedimentos, tempo estimado etc.

- Parte principal: a realização das atividades planejadas. No espaço externo, em sala de aula ou em outra unidade pedagógica.

- Final: fechamento das atividades do dia. Haverá um momento de conversa no grande grupo ao final de cada aula (conclusão) – quando impossível esse momento ao final da aula, por quaisquer motivos, o resgate deve ocorrer no início da aula seguinte. Esse momento também é importante para que os estudantes retomem as condições semelhantes àquelas verificadas no início da aula (desaceleração gradual da frequência cardíaca, volta à calma, diminuição da agitação etc.).

 

O conteúdo planejado para cada turma não é irretocável. Há um cronograma organizado de maneira lógica e coerente a ser seguido durante o ano letivo, porém, quando se planeja algo levando em consideração um grupo de indivíduos em pleno desenvolvimento, é importante possuir uma margem para a inclusão/exclusão/modificação/adaptação de conceitos, metodologias e conteúdos, de acordo com os objetivos, interesses e necessidades do grupo em questão.

 

O professor possui o papel-chave de proporcionar ao estudante elementos capazes de contribuir para o seu desenvolvimento, figurando como um mediador entre o educando e o que se deseja alcançar (objetivos). Nesse contexto, o estudante deve participar ativamente do processo, contribuindo através de sugestões, críticas e questionamentos.

 

RECURSOS

A utilização de unidades pedagógicas, como o parque, a sala de informática, a fazendinha e o ginásio, são frequentes e essa variação de ambientes é interessante para a ampliação das nossas possibilidades de trabalho.

 

O Morro do Lampião é considerado pela Escola da Fazenda como uma de nossas unidades pedagógicas, um espaço para discussão e reflexão sobre os rumos do nosso bairro e da nossa cidade. As nossas saídas a campo não são meros passeios, mas sim uma possibilidade de estudo e, portanto, chamadas de saídas de estudos.

 

O material esportivo que utilizamos é de qualidade e diversificado, porém, procuramos incentivar e provocar situações de reaproveitamento ou mesmo da reciclagem dos materiais que estragam.

 

CONCEITOS CENTRAIS

- Esportes, jogos, atividades físicas em ambientes naturais e a construção de hábitos saudáveis.

- Conhecimentos sobre o corpo, yoga e ginástica natural.

- A natureza, o homem e o organismo humano sensível.

- Atividades rítmicas e expressivas, jogos livres e propostas dos estudantes.

Please publish modules in offcanvas position.