ARTE - Plano de Ensino Anual 2018

 

 

EXTRATO DO PLANO ANUAL 2018

DISCIPLINA: ARTE

PROFESSORA: FLAVIA COELHO

 

Partindo da concepção de que a arte é uma linguagem manifestada desde os primeiros momentos da história da humanidade e estruturada em cada época e cultura, o conhecimento dessa linguagem abre perspectivas para que o estudante tenha a compreensão de si e do mundo. Para aprender, ele deve dialogar com a produção social da arte e com os objetos da cultura visual, além de aprender a dialogar com as formas artísticas presentes no seu cotidiano, sabendo criticá-las, situá-las e reformulá-las. A arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nessa fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo, como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.

 

No processo de aprendizagem em Artes Visuais, deve-se garantir que a criança seja capaz de ampliar o conhecimento de mundo que possui, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.

 

CONCEITOS/CONTEÚDOS

ELEMENTOS VISUAIS: Ponto; linha; forma; cor; volume; textura.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Vida e obras de artistas.

DESENHO ARTÍSTICO: Garatuja; desenho de criação; desenho de memória.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura de imagens.

 

1º AO 4º ANO

A arte como forma de expressão e comunicação dos indivíduos passou por diversas transformações na História. A partir das produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos, quais são os principais elementos visuais e compositivos para se criar uma obra plástica? Nas séries iniciais introduzimos as primeiras noções sobre alguns desses elementos; estudamos a classificação das cores, a fim de que percebam que podemos produzir outras cores a

 

 

 

partir das primárias; também serão estudadas as formas geométricas encontradas em obras de arte e em qualquer elemento visual de nosso cotidiano, explorando não apenas o plano bidimensional, mas também o tridimensional.

 

CONCEITOS/CONTEÚDOS

 

1º ANO

ELEMENTOS VISUAIS: Pontos; linhas; cores; texturas.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio (introdução à ocupação do espaço).

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Representação visual na Pré-História.

DESENHO ARTÍSTICO: Desenho de criação; desenho de memória.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura de imagens.

 

2º ANO

ELEMENTOS VISUAIS: Linhas; cores; formas geométricas; texturas.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio (introdução à ocupação do espaço).

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Representação visual na Idade Antiga: Egito, Grécia e Roma.

DESENHO ARTÍSTICO: Desenho de criação; desenho de memória.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura de imagens; introdução ao conceito de releitura.

 

3º ANO

ELEMENTOS VISUAIS: Pontos; linhas; formas; cores; texturas.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio (estruturação da ocupação do espaço).

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Representação visual na Idade Média; representação visual no Renascimento.

DESENHO ARTÍSTICO: Desenho de criação; desenho de memória; desenho de observação.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura de imagens; releituras.

 

4º ANO

ELEMENTOS VISUAIS: Pontos; linhas (tipos e posições); cores (círculo cromático); formas figurativas e abstratas.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio; simetria.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Representação visual na Idade Moderna: Renascimento, Barroco, Rococó; representação visual na Idade Contemporânea: Neoclássico, Romantismo, Realismo.

DESENHO ARTÍSTICO: Desenho de memória; desenho de observação; desenho de criação.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura de imagens; releituras.

 

5º ANO

De forma ampla, é possível definir a Arquitetura como uma intervenção na natureza, uma construção que visa ordenar e organizar o ambiente para determinada finalidade, de forma a criar novos espaços e com a intenção de se trabalhar com elementos estéticos.

 

A Arquitetura existe como atividade humana desde que o ser humano começou a desenvolver formas de se abrigar das intempéries. A história da Arquitetura, em muitos momentos, ocorre em paralelo à história da Arte, embora existam períodos em que as estéticas se sobreponham ou se confundam. Através da contextualização histórico-cultural, o estudo da Arquitetura perpassa por diversos momentos da História até o estudo da Arquitetura açoriana em Florianópolis, trazendo a reflexão da vivência do entorno.

 

CONCEITOS/CONTEÚDOS

ELEMENTOS VISUAIS: Pontos; linhas (tipos, posições e tracejados); formas geométricas e não geométricas; formas bidimensionais e tridimensionais.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio, simetria e assimetria.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Arquitetura ao longo da História; Arquitetura açoriana em Florianópolis.

DESENHO ARTÍSTICO: Desenho de memória; desenho de observação; desenho de criação.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura de imagens; releituras.

 

6º ANO

Na Pré-História, a comunicação se deu através de desenhos registrados nas paredes das cavernas. Desde os primórdios da humanidade, a Comunicação Visual expressa símbolos e signos criados por diferentes culturas para comunicar uma mensagem. A partir disso os estudantes podem ter uma noção do poder de expressão da imagem, permitindo refletir sobre como ela foi e ainda é importante para o registro da história cultural de um povo.

 

CONCEITOS/CONTEÚDOS

ELEMENTOS VISUAIS: Linhas; formas figurativas e abstratas; formas bidimensionais e tridimensionais; cores; textura; luz; sombra; volume.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio; simetria e assimetria.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Representação visual na Pré-História; representação visual na Idade Antiga: Egito, Grécia e Roma.

 

 

 

DESENHO ARTÍSTICO: Comunicação visual: palavras ilustradas; ilustração; símbolos; sinais; índices; ícones; letras e números; cartaz.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura e análise de imagens; releitura.

 

7º ANO

A teoria da cor é uma invenção humana. A nossa necessidade de catalogar tudo o que nos rodeia nos levou a tentar definir o que entendemos por cores, de que forma se organizam, como se relacionam umas com as outras e como podem dar origem a novas cores. Desde a Idade Média, passando pela Renascença, até Leonardo da Vinci e Isaac Newton, a cor sempre foi alvo de estudo, curiosidade e grande controvérsia.

 

CONCEITOS/CONTEÚDOS

ELEMENTOS VISUAIS: Teoria das Cores: cor pigmento e cor luz; círculo cromático; cores neutras; cores quentes e frias; análogas; complementares; monocromia e policromia.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio; ritmo; simetria e assimetria; profundidade; luz e sombra (dadas pela cor); perspectiva; volume.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Representação visual na Idade Média; representação visual no Renascimento.

DESENHO ARTÍSTICO: Desenho de observação; desenho de criação; desenho de memória.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura e análise de imagens; releitura.

 

8º ANO

A figura humana sempre foi tema representado na História da Arte, para ornar ou narrar as suas histórias. No período denominado Renascimento, os estudos tomaram profundidade com as pesquisas científicas de Leonardo da Vinci. Na Renascença e nos períodos seguintes, a figura humana foi representada de diversas formas: com dramaticidade, com nobreza, com simplicidade, com idealismo e com realismo, abrindo espaço para a interpretação pura e pessoal de cada artista.

 

CONCEITOS/CONTEÚDOS

ELEMENTOS VISUAIS: Linhas; formas; cores; textura; luz e sombra; bidimensionalidade e tridimensionalidade.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio; ritmo; simetria e assimetria; movimento visual; profundidade; volume.

 

 

 

 

 

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Representação visual na Idade Moderna: Renascimento, Barroco e Rococó; representação visual na Idade Contemporânea: Neoclássico, Romantismo, Realismo.

DESENHO ARTÍSTICO: Figura humana: articulação; medidas e proporções do rosto; medidas e proporções do corpo; bonecos articulados; movimento. História em Quadrinhos: elementos da HQ: ilustrações (personagens – perfil psicológico, características físicas, cenários); enredo (observar o conteúdo, ser crítico); recursos gráficos; expressões fisionômicas; cartum; charges; tiras de humor.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura e análise de imagens; releitura.

 

9º ANO          

O século XX é marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram drasticamente o comportamento político-social do nosso tempo. Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes a esse período, cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes. O advento da fotografia possibilitou a representação fiel do real e, ao mesmo tempo, fez com que a pintura procurasse outras formas de interpretação da realidade. Assim, a pintura se sentiu obrigada a produzir imagens que a câmera fotográfica não conseguia registrar. Surgiram, então, as vanguardas artísticas, que mudaram completamente o cenário artístico. Após a Segunda Guerra Mundial, novas linguagens foram incorporadas ao campo da arte como ação de ruptura com a Arte Moderna, iniciando, assim, os movimentos da Arte Contemporânea.

 

CONCEITOS/CONTEÚDOS

ELEMENTOS VISUAIS: Ponto; linha; forma; cor; textura; luz e sombra; volume.

ELEMENTOS COMPOSITIVOS: Equilíbrio; ritmo; simetria e assimetria; movimento visual; profundidade.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: Movimentos Artísticos Modernistas do século XX; Arte Contemporânea; Arte urbana: grafite.

DESENHO ARTÍSTICO: Estilização de formas; design (função e forma); forma e conteúdo.

SENSIBILIDADE ESTÉTICA: Leitura e análise de imagens; releituras.

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