Na educação escolar, faz-se necessário distinguir as diferentes características do desenvolvimento infantil. A compreensão desse processo é fundamental para que o ensino proponha ações que contribuam com o desenvolvimento do novo ser que se humaniza.

O desenvolvimento cognitivo

A Pedagogia Histórico-Crítica permite à Escola da Fazenda adotar a questão ambiental como princípio educativo, por localizar nas relações sociais e econômicas vigentes a origem da degradação das condições da vida. A escola, como espaço de ciência, deve contribuir para a humanidade organizar a sociedade, tendo como fundamento principal o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos e possibilidades.

A pedagogia histórico-crítica

Nossas turmas de Educação Infantil têm sido compostas por grupos de estudantes com idade entre três e cinco anos. Neste período do desenvolvimento infantil, a linguagem oral está se transformando em uma ferramenta de relação mais consciente com a realidade social. Na medida em que utiliza a linguagem, na comunicação social com seus pares, a criança vai se apropriando daquilo que a linguagem representa.

Educação infantil

A alfabetização não pode ser reduzida ao reconhecimento de letras e de seu valor fonético, é preciso dar valor àquilo que constitui a razão de ser da língua: seu significado, construído na história dos seres humanos no processo de interação social.

Alfabetização aos 6 anos

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