- Home
- Centro Esportivo
- MATRÍCULA 2012
- Nossa Escola
- Planos de Ensino 2011
- Equipe Pedagógica
- Projeto Pedagógico
- EFAZ em Fotos
- Escola da Fazenda
- 18 anos de educação
- Fortaleza São José – 5º Ano (saída de estudo)
- Atividade Integrada 4º e 5º Anos (Ciências)
- Jogos EFAZ 2010 – 6º ao 9º Anos (Página 1)
- Jogos EFAZ 2010 – 6º ao 9º Anos (Página 2)
- Estudantes do Colégio Aplicação em visita à Escola da Fazenda
- Saídas de Estudo
- Teatro na Escola
- Uniformes
- Referencial Teórico
- Dados institucionais
- Alimentação na escola
- Educação Ambiental
- Isto é Escola da Fazenda
- Informações
- Projetos
- Contato
ESCOLA DA FAZENDA 16 ANOS
Em 16 anos vivemos experiências formidáveis que nos permitiram aprendere ensinar a ousadia da transformação permanente. Ser igual, repetir o que qualquer escola faz, não é o forte na ESCOLA DA FAZENDA. Inovar, arriscar, modificar, inventar, refazer, são verbos conjugados no nosso cotidiano escolar, que nos acompanham e dão sentido ao modo “Fazenda” de fazer, seguindo no rumo de uma Educação voltada à emancipação humana.
Nos Eventos do Calendário Letivo Escolares, que são cinco: Congresso Escolar, Festa Junina, Festa das Famílias, Mostra de Trabalhos e Festival de Talentos, buscamos exercitar aspectos que caracterizam a Proposta Pedagógica da EFAZ. Como uma Escola de seu tempo, a Fazenda acompanha o crescimento da comunidade do Sul da Ilha e gradativamente se consolida como um espaço de educação coordenado e articulado por eixos pedagógicos bem fundamentados.
O início do Ensino Fundamental, em 1996, marcou o começo do caminho para a maturidade pedagógica. Desde então, além das centenas de crianças e adolescentes que experimentaram a alegria de estudar na Escola da Fazenda, formamos mais de 60 estudantes na 8ª série e 9º ano.
Temos a certeza de que, passando pouco ou muito tempo conosco, estas crianças e adolescentes tornaram-se seres humanos melhores e receberam ferramentas e motivação para trabalhar por um mundo melhor. Incorporamos inovações na grade curricular e na rotina didática da Escola.
Promovemos eventos e outros momentos de encontro, que envolvem toda a comunidade escolar, pensados para aproximar a família da vida escolar, permitindo que conheça a proposta pedagógica e possa melhor colaborar na educação escolar e integral desta nova geração. Participamos ativamente davida da comunidade, não só apoiando as mobilizações e acompanhando os trabalhos dos movimentos sociais, mas principalmente promovendoatividades, na forma de debates, encontros de formação, manifestações públicas, encaminhamento de propostas, e de muitas outras maneiras, cumprindo assim com nosso papel social na transformação da sociedade para melhor.
A Escola da Fazenda é membro atuante do Conselho Local de Saúde da Fazenda do Rio Tavares há 4 anos, tendo exercido a coordenação desse órgão no biênio 2007/2008. Realiza há 6 anos, de forma pioneira em nossa cidade, o Dia Mundial sem Carros, uma mobilização global que alerta para asquestões de mobilidade e meio ambiente; nos últimos 3 anos, contando coma parceira do IPUF e da VIACICLO. Somos a única escola de Santa Catarina sede de uma Sala Verde, programado Ministério do Meio Ambiente que credencia e apóia centros de referênciaem Educação Ambiental. Nosso Programa Ambiental recebeu em 2009 o Prêmio Câmara Municipal de Educação Ambiental, em reconhecimento à qualidade e efetividade do nosso trabalho nessa área. O trabalho pedagógico da Escola da Fazenda é realizado de forma séria, responsável, abrangente e criativa. Aliando tecnologias novas e tradicionais,a rotina escolar inclui oficinas práticas em nossas Unidades Pedagógicas, saídas de estudos, atividades em grupo e na comunidade, pesquisas eoutros recursos, que enriquecem o ensino e tornam a aprendizagem contextualizada e significativa.
VENHA CONVERSAR CONOSCO, CONHECER A ESCOLA,E PARTICIPAR DESTE PROJETO!
“EDUCANDO PARA MELHORAR O MUNDO”

